sábado, 26 de novembro de 2011

Chevron passará por auditoria internacional


Imagens aéreas da mancha de petróleo do vazamento da Chevron (Foto: Rogério Santana/Governo do RJ)A companhia petrolífera americana Chevron será notificada nesta sexta-feira sobre a realização de uma auditoria internacional em suas operações de exploração no litoral do Rio de Janeiro. A informação foi dada pelo secretário estadual de Ambiente, Carlos Minc.

Minc disse que a Chevron terá que pagar o serviço de auditoria, que será feito por uma consultoria internacional. O valor gira em torno de US$ 5 milhões. "A auditoria será feita também nas outras empresas (petrolíferas) que operam no Rio de Janeiro", afirmou Minc. "Elas serão notificadas logo em seguida".
O secretário afirmou que o procedimento de auditoria já foi conduzido em outras empresas que ofereciam risco ao meio ambiente, como a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).
A Chevron foi responsável por um vazamento de óleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos, a cerca de 120 quilômetros do litoral norte do Estado do Rio de Janeiro. O óleo vaza há pelo menos 17 dias no oceano, e a companhia acabou multada em R$ 50 milhões pelo Ibama e proibida de fazer novas perfurações no país.

Além da multa, a Chevron também é obrigada a restaurar o dano ambiental. "São duas ações diferentes: a multa por dano ambiental, que já existe, e a reparação do dano", disse a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira. Ela afirmou que o Ibama ainda estuda outras sanções.
Na quinta-feira (24), o presidente da Chevron para África e América Latina, Ali Moshiri, disse que a prioridade da empresa, agora, é selar e abandonar o poço com segurança, o que deve ser feito até meados de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário