terça-feira, 25 de outubro de 2011

Bebê de 14 dias é encontro vivo após passar 46 horas soterrado na Turquia


Equipes de resgate turcas resgatam dos escombros de um prédio o bebê Azra, de apenas 14 dias, que sobreviveu ao terremoto de domingo, um dos piores na história do país. (Foto: Tolga Bozoglu / EFE)
A criança, identificada inicialmente como Azra Karaduman, foi encontrada por uma equipe de médicos em Ercis, uma das cidades mais afetadas pelo terremoto. Imagens de redes de TV turcas mostraram um dos médicos saindo dos escombros com o bebê no colo, enrolado em um cobertor. Segundo a rede "NTV", a família da menina ainda não foi localizada, o que leva a crer que também possam estar presos nos escombros.
Uma mulher grávida e dois de seus filhos foram resgatados com vida de outro prédio que desabou na mesma cidade, 36 horas após o terremoto. A Administração de Desastres e Situações de Emergência do governo turco elevou o número de mortos no terremoto para 366 e o de feridos em hospitais é de 1.301. Logo após o terremoto, especialistas turcos afirmaram que o número de mortos pode chegar a mil. "Cada ministério, cada organização fornece os próprios dados. Ainda não há um número claro sobre os mortos e infelizmente segue aumentando", explicou o prefeito da cidade de Van, Bekir Kaya, em declarações à agência EFE.
O organismo de emergência acrescentou que o número de construções destruídas pelo terremoto é de 2.262, superior as primeiras informações oficiais. A entidade anunciou ainda o enviou do equivalente a 1,2 milhão de euros ao governo de Van para atender as necessidades básicas da população.
O terremoto ocorreu às 13h41 de domingo na Turquia (19h41 em Brasília), com magnitude de 7,2 graus na escala Richter, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O epicentro estava a 16 quilômetros da cidade de Van, perto da fronteira com o Irã. Moradores de diversos países próximos, como Geórgia, Azerbaijão, Iraque e Síria também disseram ter sentido o tremor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário