quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Como Muammar Khadafi foi morto


A TV Al-Arabiya divulgou imagens que seriam do ditador Muammar Khadafi morto após ser capturado em Sirte (Foto: Al-Arabiya-TV/AP)
O ex-ditador da Líbia, Muammar Khadafi, foi morto nesta quinta-feira (20), em Sirte, durante uma ofensiva das tropas do Conselho Nacional de Transição (CNT), após quase nove meses de coflito armado no país. Ainda não foi esclarecido, entretanto, como o ex-líder líbio foi morto.
Segundo o primeiro-ministro interino da Líbia, Mahdmou Jibril, Khadafi foi baleado na cabeça durante um tiroteio, mas quando já estava em poder dos homens do CNT. "Khadafi foi retirado de uma tubulação de esgoto... ele não mostrou nenhuma resistência. Quando começamos a conduzi-lo (para um veículo), ele foi baleado no braço direito. E, quando o puseram em uma picape, ele não tinha nenhum outro ferimento. O carro estava se movendo quando foi envolvido em um tiroteio entre os revulucionários e as forças de Khadafi, no qual ele foi baleado na cabeça", disse Jibril. O primeiro-ministro disse que a perícia não conseguiu determinar se o tiro veio das forças de Khadafi ou das tropas do CNT.
Imagens divulgadas por uma televisão árabe confirmam que Khadafi foi capturado com vida. No curto vídeo, provavelmente gravado com um celular, ele é tirado de um veículo e parece ferido. Alguns gritam: "Mantenham-no vivo! Mantenham-no vivo!". Em seguida, ouvem-se disparos. A gravação termina.
De acordo com a Reuters, uma fonte do CNT afirmou que ele foi detido vivo e morto quando transportado pelas tropas. "Ele deveria estar resistindo", disse a fonte à agência.
As tropas do CNT chegaram a Khadafi após as forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) bombardearem um comboio no qual estava o ex-ditador, de acordo com o relato de um oficial do alto escalão da coalizão à CNN. Um funcionário do Departamento de Defesa dos Estados Unidos afirmou que caças da França e um drone (avião não tripulado) lançaram mísseis sobre o comboio na manhã desta quinta. Essa fonte, entretanto, não conseguiu confirmar que Khadafi estava em um dos veículos atingidos.
Com a confirmaçãod a morte de Khadafi, a Otan anunciou que está próximo do fim a missão na Líbia. O secretário-geral da organização, Anders Fogh Rasmussen disse: "Nós vamos encerrar nossa missão, coordenado com as Nações Unidas e o Conselho Nacional de Transição. Com o relato da queda de Bani Walid e Sirte (a cidade natal de Khadafi), esse momento ficou mais próximo".
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que uma "coalizão que incluiu os Estados Unidos, a Otan e as nações árabes" lutou para proteger os civis líbios. E disse que o "corajoso povo líbio" lutou pelo seu "próprio futuro e derrubou o regime". "Isso (a morte de Khadafi) marca o fim de um doloroso capítulo para o povo da Líbia, que agora tem a oportunidade de determinar seu próprio destino e uma nova e democrática Líbia", disse Obama.
Com Khadafi, estava também um de seus filhos, Mutasim. De acordo com o canal Al Arabiya ele estaria morto, assim como outro filho de Khadafi, Saif al-Islam – considerado sucessor do pai.
Independentemente das circunstâncias, a confirmação da morte de Khadafi levou a comemorações em todo o país. Depois de nove meses de uma guerra civil – que dividiu o país e cujo número de mortos é incalculável – e de 42 anos de uma ditadura feroz, o desfecho para a caçada ao ex-líder era esperado. Começa agora um capítulo mais difícil de se desenhar e mais imprevisível para a Líbia: como desarmar a nação e construir uma democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário