segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Estudo sobre macroeconomia dá Nobel a americanos

A Academia Real das Ciências da Suécia encerrou, nesta segunda-feira (10), a lista de premiados com o Nobel em 2011 ao nomear os americanos Christopher A. Sims, da Universidade Princeton, e Thomas J. Sargent, da Universidade de Nova York, como vencedores do Nobel de Economia 2011. Eles foram os vencedores por "suas pesquisas sobre a relação de causa e efeito das políticas macroeconômicas adotadas pelos governos".
A instituição sueca destacou que Sims e Sargent desenvolveram métodos para estudar "o que causa cada coisa", além de "ferramentas que se transformaram em dominantes nos estudos macroeconômicos". Sargent, nascido em 1943 em Pasadena, trabalha na Universidade de Nova York. Sims nasceu em 1942 em Washington e realiza seus estudos na Universidade de Princeton.
Sims, que foi contatado telefonicamente pela Academia sueca, afirmou que os "métodos" desenvolvidos por ele e seu colega Sargent "são essenciais para encontrar a saída para esta confusão", em referência à crise econômica. O economista se mostrou muito satisfeito pelo prêmio, que não esperava "em absoluto", e ressaltou o trabalho de toda sua equipe de colaboradores, destacando que não podia se sentir "mais contente" por haver obtido o reconhecimento ao lado de Sargent.
O Nobel de Economia foi criado em 1968 e não é parte da lista original de prêmios criada pela vontade o magnata Alfred Nobel em 1895.

Nenhum comentário:

Postar um comentário